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segunda-feira, 17 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO: Políticas de valorização do trabalho docente implantado no Município de Cedro - Ceará

SALÁRIO MÍNIMO
> Satisfação das necessidades vitais básicas;
> Garantia de preservação e melhoria do poder aquisitivo;
> Valorização Profissional.
OBS: O município de Cedro foi um dos primeiro a pagar salário mínimo aos profissionais da Educação.
. CONCURSO PÚBLICO
- Garantia de acesso a emprego ou cargo público de modo amplo e democrático;
- Estabilidade econômica;
- Igualdade de oportunidades a todos interessados.
OBS: Foram realizados 03 (três) concursos públicos entre 1997 e 2011.
CURSO SUPERIOR
> Formação de um profissional competente, socialmente crítico;
> Valorização pessoal  e profissional;
> Acesso ao conhecimento
> Melhoria salarial.
OBS: O primeiro curso superior a funcionar fora do Campus de uma Universidade foi realizado no Município de Cedro.
. FUNDEF / FUNDEB
> garantir a universalização do ensino fundamental público e elevar a remuneração do magistério.
OBS: O Município de Cedro foi um dos primeiro a colocar em prática as ações do FUNDEF / FUNDEB

MELHORIA DA APRENDIZAGEM A PARTIR DA ADESÃO DE PROGRAMAS E CAPACITAÇÕES
> PROFORMAÇÃO
-Destinado aos professores que, sem formação específica, encontram-se lecionando nas quatro séries iniciais, classes de alfabetização ou Educação de Jovens e Adultos.
  > PAIC
-Formação de professores que lecionam nas salas de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.
>PROINFANTIL
- Qualificação para professores de Creche e Educação Infantil.
> ESCOLA ATIVA
- Capacitação para professores das salas multiseriadas.
> PROINFO
-Introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública.
 > PRO-LETRAMENTO
- Formação continuada destinado a professores e especialistas do ensino fundamental, que visa à melhoria da qualidade do ensino da leitura e escrita e da matemática nas séries iniciais. 
> LUZ DO SABER
- Prepara o docente para melhor utilizar os recursos didáticos que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de jovens e adultos, além de promover a inserção na cultura digital.
> BRASIL ALFABETIZADO
- Elevar a escolaridade dos jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos que não freqüentaram ou não tiveram acesso à escola, na idade adequada. 
> PAR – Plano de Ações Articuladas
 coloca a disposição dos estados, municípios e Distrito Federal, instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.
> GESTAR  - Gestão da Aprendizagem  Escolar
-GESTAR I
- Formação Continuada que visa proporcionar momentos de estudos aos professores da rede municipal a fim de que possam ampliar os seus conhecimentos e aplicá-los em sala de aula.
- GESTAR II
Formação continuada em língua portuguesa e matemática aos professores dos anos finais (do sexto ao nono ano) do ensino fundamental em exercício nas escolas públicas.
GRANDE CONQUISTA: 
Plano de Cargos e Salários dos profissionais da educação
RESULTADO - HOJE 
- Grande maioria dos professores qualificados e capacitados;
- Professores recebendo piso salarial e em dias;
- Estabilidade econômica e segurança de um trabalho com carteira assinada;
- Melhoria na qualidade de vida;
- Professores ingressando cada vez mais nas faculdades em busca de um curso superior;
- Despertar da consciência crítica e da cidadania conquistada pelos educadores;
- Perspectiva de crescimento profissional e pessoal e visão de futuro.

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